APRESENTAÇÃO

Pernambuco está num momento especial de seu desenvolvimento. Muitos investimentos, muitas pessoas de fora vindo morar em nosso Estado, e com isso a procura por obras de arte vem aumentando consideravelmente. Estima-se que o consumo de arte tenha aumentado 20% no ano de 2013. Em 2014, com a realização da Copa do Mundo no Brasil, esse incremento deve ser ainda maior. Mas só vai vender quem aparecer, quem tiver suas obras publicadas em catálogos de arte e livros. Só perseverança e fé não bastam, é preciso divulgação do trabalho. Nenhum artista consegue se tornar conhecido apenas pintando no seu ateliê. É preciso divulgar seu trabalho em exposições e em publicações especializadas para ser descoberto. A internet tem atualmente uma grande importância. Quem já descobriu esta extraordinária ferramenta, com certeza está na frente dos outros.

O Anuário Pernambucano de Arte tem como objetivo principal a divulgação dos artistas do Estado de Pernambuco. É uma publicação a ser consultada por quem procura novos talentos, e também talentos já consolidados, para saber como contatá-los. Usamos a internet como um grande divulgador, pois ali o Anuário fica aberto para consulta por qualquer pes- soa que deseje encontrar os artistas e adquirir suas obras. Muito feliz ficamos quando um desses artistas nos relata que conseguiu vender obras e marcar exposições depois de ter feito parte do Anuário de 2012. Com os artistas registrados na edição de 2012 somando-se aos da edição de 2014, já são 250 catalogados com imagens de suas obras, endereços, sites e e-mails. Divulgamos este anuário para as principais galerias do País, além de comercializarmos com grandes empresas para brindes aos seus clientes.

Finalmente, gostaríamos de agradecer a todos os artistas participantes, aos nossos parceiros da Duxi Comunicação, e a toda a equipe da Arte Maior e de Inez Fonseca que contribuíram de forma decisiva para fazer este livro possível. Sinceramente esperamos que esta publicação facilite o trabalho dos artistas e galeristas e marchands na difícil, mas prazerosa missão de viver de arte.

Realização

Sérgio e Glória Oliveira
Marchands